16 dezembro 2012

Mas que história é essa de que o mundo vai acabar?



 Só nos últimos 25 anos, a Terra passou por três grandes previsões de que ia acabar: a passagem do Cometa Halley em 1988, as profecias de Nostradamus e o chamado “bug do milênio” na virada de 1999 para 2000.

Para explicar o fim do mundo no dia 21 de dezembro de 2012, é preciso voltar aos tempos da civilização Maia. Os Maias viveram na região que hoje é a América Central até antes da chegada dos espanhóis ao continente americano. Distante de outras culturas (como a oriental e européia), os Maias desenvolveram uma forma própria de enxergar o mundo e uma das características desse povo era a forma de contar o tempo.

O Calendário Maia tem como base a contagem do ano em 260 dias, divididos em 13 ciclos de 20 dias. Há também ciclos maiores, sendo que um deles é de cerca de 5125 anos. Como este ciclo é de uma data correspondente ao dia 11 de agosto de 3114 A.C., o fim dele está marcado exatamente para o dia 20 de dezembro de 2012.

O fim do ciclo Maia serviu para dar origem ao boato de que o mundo chegaria ao fim em 21/12/12. De acordo com o site da Nasa, as previsões apocalípticas ligaram o fim do Calendário Maia com o choque de um suposto planeta de nome Nibiru com a Terra.

Para quem acredita no fim do mundo, Nibiru estaria em rota de colisão com a Terra. A Nasa afirma que a primeira data do choque que acabaria com o mundo estava marcada para o ano de 2003, mas o fim do Calendário Maia fez com que a catástrofe passasse a ser esperada para o dia 21 de dezembro deste ano.

A Nasa afirma que não há a mínima chance de um planeta de grandes dimensões entrar em colisão com a Terra. Se isso acontecesse, seria completamente visível aos telescópios com, pelo menos com uma década de antecedência. A Nasa também diz  que Nibiru não existe.

Outras teorias também derrubadas pela Nasa descrevem que a Terra poderia ser destruída por uma tempestade solar, pela escuridão de três dias que mataria a maioria da população, pelo alinhamento dos planetas que causaria o engolimento da Terra por um buraco negro e pela inversão magnética dos pólos.

Além de derrubar as hipóteses da Terra acabar, a Nasa também refuta a ligação entre o fim do calendário Maia e o fim dos tempos. A explicação é simples e pode ser ligada em uma página especial criada para evitar uma atmosfera de pânico pelo medo do fim dos tempos:

“Assim como o calendário que você tem na sua parede da cozinha não servirá mais após 31 de dezembro,  o fim do ciclo no Calendário Maia não significa o fim do mundo. Quer dizer apenas que... o calendário acabou.

Está na moda falar sobre este assunto tão próximo, mas sobretudo, vamos celebrar a vida, porque a vida continua!

A TEOR quer encantar sua vida, com cores, formas novas, atendimento personalizado e deseja um lindo ano para todos : firme, forte, poderoso e realizador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário