01 agosto 2017

História do Dia dos Pais

O dia dos Pais está chegando.......

fonte - http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-dos-pais-1.htm

E daí, vamos falar um pouquinho sobre o que descobrimos sobre essa data que é tão importante atualmente.Imagem relacionada

O Dia dos Pais, começou a ter repercussão internacional, quando no começo do Século XX, os Estados Unidos fizeram a sua primeira comemoração em 19 de junho de 1910. Hoje em dia os americanos comemoram o dia dos Pais no terceiro domingo de junho, em Portugal e na Espanha, em 19 de março e na Rússia, dia 23 de fevereiro. 
Comemoramos, no Brasil, o Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto, mas a comemoração era feita sempre no dia 16 de agosto.
Resultado de imagem para imagem de pai passeando com filhos
Mas essas diferenças, tem uma razão?
Vamos lá:
A história nos Estados Unidos começou a partir de quando Sonora Louis Dodd, quis homenagear seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil Americana, que criou sozinho Sonora e os outros filhos, após a morte de sua esposa. A homenagem de Sonora, começou em 1909, em sua cidade, Spokane, no estado de Washington. O dia 19 de junho era a data de aniversário de seu pai. Esse gesto simples, mobilizou muitas pessoas da cidade e de outros estados dos EUA.
Resultado de imagem para imagem de pai e filha

A partir de 1966, em decorrência de vários fatores a comemoração passou para o terceiro domingo de junho e em 1972 foi oficializada pelo presidente Richard Nixon.  Essa data foi adotada como modelo por alguns países ocidentais.
No Brasil, o dia dos Pais foi  comemorado pela primeira vez em 1953, dia 16 de agosto e teve esta data pensada pelo publicitário Sylvio Bhering, que era diretor do Jornal e da rádio O Globo.

Resultado de imagem para imagem de pai idoso com filho O objetivo de Bhering era tanto social como comercial. A data foi escolhida pela associação no dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, comemorado no calendário litúrgico da Igreja Católica, e por ser a população brasileira na época predominantemente católica. Já nos anos seguintes, foi deslocada para o segundo domingo de agosto, como permanece até hoje.
No caso de Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras,  o Dia dos Pais é comemorado em 19 de março, porque é o dia de São José, casado com Maria.

E na Russia, o dia 23 de fevereiro também  é o dia do Defensor da Pátria Local, celebrando desde 1919. As duas datas se entrelaçaram.
Por diferentes motivos e associações, através do mundo a data é celebrada cada vez mais fortemente.
Enfim, curiosidades que fazem o nosso dia a dia ficar mais rico e divertido.
O que você achou desta postagem? 
Deixa um comentário, pra podermos acertar nossos assuntos e fazer você mais feliz. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário