29 agosto 2016

Bandana

Com força renovada, a bandana invade novamente a cena da Moda
 Fonte Web

E, como a nossa curiosidade não consegue se conter, lá vai nossa descoberta sobre a origem desse "lencinho" cheio de estilo.
Bandana vem do hindi  - bandhana - e quer dizer ornamento para a cabeça. E foi exatamente da Índia que surgiu sua inspiração.
Lá pelo século XVIII, os lenços e chales tinham a estampa com aquela forma destorcida de folha, da região da Caxemira, que é um dos nomes conhecidos desse tipo de desenho.
O nome desenvolvido na época, Bandana Paisley, aconteceu, porque os ingleses, que  dominavam a Índia, levaram com sua Companhia Britânica das Índias Orientais, essa estampa para a cidade escocesa  de Paisley, onde havia um centro têxtil.
E essa estampa Paisley, era usada pela aristocracia inglesa e foi sendo divulgada e copiada:
 Os cowboys, que precisavam proteger o nariz e o rosto da poeira do deserto, usar com torniquete, como filtro para água, como curativo para prováveis machucados, enfim......útil demais!!! 
Nos anos 1920, o estilista Paul Poiret, colocou em sua Coleção um acessório para os cabelos, como um lenço e outras formas menores o que parece ter sido a primeira vez que as mulheres usariam lenços na cabeça.
Nos anos 1940, o modelo, começou a ganhar a forma mais parecida com o que usamos hoje. Com a Grande Guerra, os homens todos convocados, as mulheres saíram para trabalhar nas indústrias e tinham de prender os cabelos, cada vez mais longos, pela falta de dinheiro para os salões de beleza. Longos, os cabelos precisavam de segurança, junto aos maquinários da época. E assim, entra a versão mais popularizada da nossa Bandana.
Na contra-mão, da mesma época, as pin ups, que acompanhando a tendência, estavam todas de bandana......


A contra cultura dos anos 1970 também fez com que os artistas adotassem as bandanas, como parte de seus looks. A ideia era empoderar a e subverter alguma coisa tão aristocrática e conferir um determinado valor popular ao Paisley - ou o cashemere, como preferir.... 
E depois vieram
 Rocky Balboa e Rambo,

Tupac, sem medo do tamanho da bandana, com sua careca,
A eterna bandana de Axl Rose....
a musa e suas bandanas.....Amy......

e tantos outros, que a estampa tradicional é tema constante de várias coleções, desde roupas de praia, até os calçados. passando pela confecção e dando um sentido divertido à cada produto.
Famosas usam bandana,
despojada, ou mais social, a bandana chegou com força total...............rimou!!!!
usada como cinto, puro estilo.....
Há quem diga que o jeans é o par perfeito para uma bandana......
E você o que acha?
Qual sua forma de usar a bandana?
deixe seu comentário
e seja feliz!!!!!

TEOR
Rua Fernão Dias, 2 - Gonzaga - Santos/SP. 
Galeria Ipiranga
(Em frente ao estacionamento do Shopping Balneário) 
                                                                        Blog: www.teordamoda.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário